Terça, 21 de Setembro de 2021 20:49
(86) 9 9594-6614 / (86) 9 9865-1372
Educação Volta às aulas

Volta às aulas: Município e estado organizam retorno para agosto; Sindicato dos professores é contra

De acordo com as assessorias, as aulas do município retornarão no dia 4 de agosto, já as estaduais a previsão é para o dia 9; ambas adotarão o sistema híbrido e opcional

26/07/2021 22h07
Por: Nunes
DIVULGAÇÃO\ INTERNET
DIVULGAÇÃO\ INTERNET

Com mais de um ano paradas, as aulas presenciais da rede pública municipal e estadual podem retornar já neste segundo semestre. Em contrapartida, a rede privada já está bem adiantada neste quesito tendo retornado suas atividades em fevereiro deste ano após diversos protestos por parte de pais e responsáveis.

Porém, nem toda comunidade escolar está se sentido confortável para o retorno ao dito “chão da escola”. Em conversa com o OitoMeia, o diretor de comunicação e imprensa do Sindserm (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina), Joaquim Monteiro, afirmou que para que aconteça o retorno dos professores, é necessário que o município cumpra alguns acordos.

“Nós decidimos em assembleia que só voltaríamos depois que todos estivessem imunizados e que as escolas da prefeitura estivessem em condições adequadas. Pois as escolas da prefeitura não tem condição alguma de receber as crianças com a devida segurança sanitária. Inclusive os diretores não receberam a verba que a prefeitura tem que repassar para comprar esses materiais”, destacou o diretor do Sindserm.

Além disso, Joaquim Monteiro afirmou que uma possível greve também pode acometer o calendário escolar, pois de acordo com o sindicato um outro ponto a ser observado pela prefeitura é a questão salarial dos servidores da educação. “Por conta da pandemia, a prefeitura não pode dar um aumento real, mas ela é obrigada pela Constituição de dar pelo menos a reposição da inflação”.

 

RETORNO MUNICIPAL E ESTADUAL

Nossa equipe de reportagem procurou o secretário estadual de educação do Piauí Ellen Gera, e o secretário municipal de educação de Teresina Nouga Cardoso, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno. Em contato com as assessorias das respectivas secretarias, ambas afirmaram que o retorno será no modelo híbrido e opcional em que os pais decidirão se irão enviar seus filhos à escola ou permanecerão no formato online.

 

Rede Estadual 

Em arquivo feito e enviado pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc), eles afirmam que cada escola recebeu um documento de orientação para o retorno seguro, com todos os protocolos sanitários que devem ser seguidos, além de vacinar todos os profissionais da educação.

Além disso, serão permitidos apenas 50% da capacidade de cada instituição de ensino.

A data de retorno está prevista para a partir do dia 9 de agosto para as turmas de 3º ano do ensino médio até o 5º ano do fundamental.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), 98% dos trabalhadores da educação já tomaram a primeira dose da vacina na capital, o que torna viável a as aulas em formato presencial.

O início do período letivo municipal está com previsão para o dia 04 de agosto, ainda no formato remoto, mas com previsão de uma retomada gradual a partir da segunda semana do mês de agosto, inicialmente com as turmas de 1º, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e também a Educação de Jovens e Adultos.

Entre as principais medidas citadas pela Semec, estão o distanciamento entre alunos e professores, uso obrigatório de máscara e a restrição de atividades que possam gerar aglomeração.

 

Oitomeia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias