Quinta, 09 de Julho de 2020 14:26
(86) 99527 0737
Redação Tema

Coronavírus: Pode ser um tema de redação?

Nesse sentido, a pandemia por estar em evidência nos últimos meses, se torna um assunto não encerrado

27/05/2020 12h05 Atualizada há 1 mês
Por: Hildeana Rodrigues
Foto:reprodução
Foto:reprodução

O ano de 2020 foi surpreendido com um vírus, originalmente proveniente da China que se espalhou rapidamente por todos os continentes, repercutindo como manchete principal em todos os veículos de comunicação. A partir disso, uma sucessão de mudanças invadiu o cotidiano da humanidade, e desde então, o assunto de maior notoriedade em todo mundo tem sido a pandemia do COVID-19.

 

Diante de inúmeras incertezas, adiamentos de provas e suspensão de concursos, a pergunta que vem à tona é : Será que o tema da redação pode ser sobre o CORONAVÍRUS? É fato que a prova discursiva seja ela em um vestibular como o ENEM, ou um concurso público sempre cobrará temas em voga e que gerem algum tipo de discussão relevante associado ao eixos : social, cultural, econômico, político ou cultural . Nesse sentido, a pandemia por estar em evidência nos últimos meses, se torna um assunto não encerrado, não concluído, logo, seria delicado falar de algo que está em andamento, uma vez que podem surgir inúmeras especulações acerca disso ao longo dos meses posteriores, isso porque o cenário atual se mostra incerto e com muitas incógnitas.

 

Dessa forma, as chances de cair essa temática , no ano de 2020 são mínimas, pois além de ser extremamente previsível ,colocaria os candidatos concorrentes em uma zona de conforto, facilitando dessa maneira seu desempenho na prova discursiva, característica totalmente inversa ao que a maioria das bancas realizadoras de concurso almeja em uma prova . No entanto, é válido ressaltar que nos anos seguintes, em um momento pós-pandemia, a médio prazo, indubitavelmente, a pandemia estará relacionada a questões de geopolítica, história, e será proposta de redação em provas futuras. Até lá, é fundamental ficar atento diariamente nos noticiários e meios midiáticos acerca dessa doença que paralisou o planeta.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Capricho de redação
Sobre Capricho de redação
Por Hildeana Rodrigues
Ele1 - Criar site de notícias