Quinta, 09 de Julho de 2020 13:59
(86) 99527 0737
Redação Redação

Senso Comum x Senso Crítico

Qual a diferença entre senso comum e senso crítico?

23/06/2020 09h46
Por: Hildeana Rodrigues
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 O receio da maioria dos alunos na prova de redação é a de produzir um texto fraco, baseado no senso comum. Posto isso, a seguinte questão é: qual a diferença entre senso comum e senso crítico?

 

A princípio, cabe dizer que o texto ideal em uma prova de concursos ou vestibular é aquele que se destaca em meio aos outros. Mas como fazer isso?

 

Em primazia, é importante atentar-se ao comando da prova que já sugere o tema que deverá ser desenvolvido pelo candidato autor, feito a interpretação correta da proposta de redação, o próximo passo é reunir o máximo de informações –pautadas no conhecimento de mundo do aluno – acerca da problemática, e logo depois,  fazer uma distinção das ideias “ previsíveis” e as ideias “privilegiadas”, ou seja, quais argumentos são de conhecimento geral ( senso comum) e quais são diferenciadas(únicas, que exigiram esforço intelectual)?

 

Nesse sentido, à medida que você escolhe estrategicamente os pontos que serão discutidos no texto, já é evidente o selo de qualidade no texto redigido, uma vez que em uma prova discursiva, a maioria dos alunos, em que cerca de 70% escrevem basicamente o mesmo raciocínio dentro de um texto, revelando dessa forma, o nível baixo de leitura, pouca criatividade e argumentação superficial, as quais evidenciam o perfil de um aluno que produz um texto senso comum.

 

Em contrapartida, aquele que opta por ter um esforço intelectual e fugir do óbvio, de ideias previsíveis, indubitavelmente, terá um desempenho mais satisfatório e uma nota de destaque em relação aos seus concorrentes. Isso porque, esse tipo de aluno seleciona argumentos embasados em teorias, e conceitos de outras áreas de conhecimento, além de fazer comparações, analogias a obras literárias, filmes, séries e reflexões pontuais sobre dados de pesquisa e falas de autoridades que são referência no assunto abordado. Logo, esse texto de fato receberá uma nota alta e diferenciada sendo suficiente para sua aprovação.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Capricho de redação
Sobre Capricho de redação
Por Hildeana Rodrigues
Ele1 - Criar site de notícias