Terça, 07 de Julho de 2020 10:04
(86) 99527 0737
Geral Covid-19

"Não adianta liberar um segmento se outro conectado estiver fechado", diz Wellington Dias

A declaração ocorre após reunião por videoconferência sobre a retomada da economia com representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi)

24/06/2020 08h06
Por: Redação R10 Fonte: Ascom
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta terça-feira (23) que "não adianta liberar um segmento se outro segmento conectado ao primeiro estiver fechado, a economia não gira dessa forma”. 

A declaração ocorre após reunião por videoconferência sobre a retomada da economia com representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI). 

Wellington Dias "pretende prosseguir com o Pacto Pela Retomada Organizada – Pro Piauí, que adota protocolos para a flexibilização das atividades econômicas", diz o governo do Estado. O Pro Piauí "preparar o ambiente para a retomada organizada e segura das atividades, minimizando o risco de contaminação e propagação do novo coronavírus no estado".

“Apesar do ritmo de ocupação de leitos de UTIs ainda ser alto (por pacientes com Covid-19), esse crescimento vem caindo bastante, então estamos caminhando para uma estabilização. Minha posição é de continuar nessa linha de flexibilização gradativa, avaliando sempre os efeitos na rede hospitalar, pois é preferível sair de forma organizada, com protocolos, do que uma saída desorganizada, ou seja, é melhor ter um protocolo a cumprir do que protocolo nenhum”, afirmou Wellington.

Na reunião, o diretor técnico do Sebrae, Delano Rocha, ressaltou a necessidade de uma previsão de data para a reabertura do comércio, para estimular os empreendedores e trabalhadores. 

“É importante esse alinhamento, bem como a previsibilidade de datas para que o empreendedor consiga se preparar para receber seu colaborador e atender seu cliente de forma correta. A partir de julho, vai ficar uma situação insustentável, o impacto econômico já está sendo enorme, então essa perspectiva de retomada é muito importante para o seguimento econômico-social do estado como um todo. Portanto, é essencial uma mensagem do governo para que as pessoas comecem a ter a esperança de que tem condições de salvar o que pode estar desgastado, a economia precisa muito desses estímulo”, disse o empresário.

Encaminhamentos 

Uma das propostas encaminhadas da reunião é a discussão com diversos representantes, para que a responsabilidade da tomada de decisão seja dividida e que seja discutido sobre quais segmentos poderão entrar na próxima etapa da flexibilização.“Isso irá encorajar a uma saída responsável, além de ofertar uma perspectiva de retomada, de esperança no retorno da economia e que possamos, em conjunto, tomar a decisão mais assertiva. Não adianta liberar um segmento se outro segmento conectado ao primeiro estiver fechado, a economia não gira dessa forma”, ressaltou o governador.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias