Terça, 07 de Julho de 2020 09:15
(86) 99527 0737
Geral Limite

Estoque de anestésico para entubar pacientes chega ao limite e HGV estuda diminuir cirurgias

Se não conseguirmos quantidades maiores poderemos reduzir cirurgias e economizar para pacientes Covid

25/06/2020 15h03
Por: Redação R10 Fonte: Cidade Verde
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Assim como em outros hospitais do país, o maior hospital público do Piauí, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) , também enfrenta dificuldades  na aquisição de anestésicos fundamentais para fazer a entubação de pacientes com Covid-19  que estão em leitos de Terapia Intensiva (UTI). 

O diretor do HGV, Gilberto Albuquerque, disse ao Cidadeverde.com que o estoque destes sedativos no hospital está "no limite".  O médico explica que os pacientes com Covid-19 precisam de uma quantidade "muito maior" de anestésico do que outros doentes.

"Aqui no HGV,  como a gente tinha um estoque por causa das cirurgias ,que são em grande quantidade,  ainda temos anestésicos, com dificuldades, mas ainda está dando pra ir superando", disse o diretor.

A situação é de alerta no HGV e o diretor informou que estuda reduzir o número de cirurgias para poder assegurar anestésico para entubar pacientes. "As empresas possuem um estoque reduzido. Sempre chega, mas em pouca quantidade.  Se não conseguirmos quantidades maiores poderemos reduzir cirurgias  e economizar para pacientes Covid e outros de UTI não Covid"  

 O diretor informou, ainda, que a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh)  está negociando com empresas de outros estados a aquisição  dos anestésicos .

O Hospital Getúlio Vargas está com o leitos de UTI para pacientes com Covid-19  100% ocupados há pelo menos dois dias. "Estamos sempre ocupados. Quando tem alta ou óbito outro pacientes da fila de espera já ocupa", disse o diretor. 

O HGV tem 50 vagas em leitos de UT no setor Covid-19.  No início da pandemia eram apenas 20.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias