Quinta, 09 de Julho de 2020 13:33
(86) 99527 0737
Geral Pesquisa Nacional

183 mil piauienses tiveram síndrome gripal

Piauí é estado do Nordeste com menor percentual

27/06/2020 09h28 Atualizada há 2 semanas
Por: Redacao Fonte: IBGE
foto reprodução
foto reprodução

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios- PNAD Covid-19 revelou que, em plena pandemia de coronavírus, apenas no mês de maio, cerca de 183 mil piauienses apresentaram sintomas ligados à síndrome gripal.

Apesar do número, o Piauí é estado do Nordeste com menor percentual de pessoas que apresentaram sintomas de síndromes gripais no mês passado. 

Entre os sintomas relatados à pesquisa estão  febre,  tosse, dor de garganta,  dificuldade de respirar,  dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor ou dor muscular. Dentre as pessoas que apresentaram sintomas gripais, 80,1% não buscou atendimento médico, enquanto 36 mil (19,9%) procuraram a rede de saúde. 

Associação à Covid-19

A PNAD construiu um indicador que agrupou entre os sintomas investigados, os mais associados à Covid-19. Os conjuntos de sintomas utilizados foram: perda do olfato e paladar; tosse e febre, e dificuldade para respirar; ou tosse e febre e dor no peito.

A pesquisa mostrou que ,no Piauí, e cerca de 18 mil pessoas apresentaram os sintomas conjugados mais associados à Covid-19, o que representa cerca de 0,5% da população do Estado. Deste número,  cerca de 9 mil, buscaram atendimento médico em estabelecimento de saúde.

De acordo com a PNAD Covid, o Piauí também tem o menor percentual de pessoas que apresentaram algum dos sintomas conjugados mais associados à Covid entre os estados do Nordeste.

A elaboração do indicador de sintomas relacionados à síndrome gripal foi feita a partir de uma pesquisa recomendada pelo CDC – Control Disease Center, observação de experiências internacionais e consulta a especialistas brasileiros do Inca, do Ministério da Saude, da Fiocruz, da escola de enfermagem Universidade Federal de Minas Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias