Estimativa GIF
CASA DA IMPRESSAO
Debate

ADVOCACIA PREVENTIVA: MAIS LUCRO E MENOS PREJUIZOS PARA PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS

Por Dr.Fabrício Brito

29/05/2019 08h21
Por: Redacao
Fonte: redação
Advogado Fabrício Brito
Advogado Fabrício Brito

A advocacia preventiva é uma assessoria jurídica em que se busca o controle de riscos, a diminuição de prejuízos e o aumento de ganhos para o empresário e para a empresa, através do acompanhamento de forma habitual e permanente, dos seus negócios e relações contratuais.

Com a dinamização dos negócios, a figura do advogado “pronto-socorro” se tornou inviável para o mercado empresarial, cedendo lugar à advocacia preventiva. Por meio dela, pode-se resolver conflitos, prevenindo o surgimento de processos judiciais. Assim, a empresa reduz drasticamente os gastos em assuntos judiciais e consequentemente eleva seu lucro.

No Brasil, é considerável a quantidade de empresas que decretam falência por falta de normatização interna, por problemas na justiça do trabalho, falta de gerência nos contratos e decisões erradas. Situações que poderiam ter sido evitadas com a atuação de uma assessoria jurídica eficiente e proativa.

Nesse mister, a advocacia preventiva, pode auxiliar o empreendedor nas mais diversas situações, como:

          abertura da empresa, nos atos constitutivos;

          análises de contratos;

          contratações de funcionários e gerenciamento pessoal;

          normatização interna da empresa,

          ações de cobranças;

          demissões de funcionários;

O leque para a prestação de serviços é enorme, além desses pontos podemos incluir orientação sobre a legislação trabalhista, orientação nas questões tributárias, planejamento fiscal, dentre outros.

É importante destacar que o serviço preventivo é cabível para todas as categorias de empresas: pequenas, médias e grandes. O empresário que opta por esse tipo assessoria economiza em vários serviços que seriam prestados por terceiros, seja pessoa física ou jurídica, fato importante que repercute nas finanças de qualquer estabelecimento.

Foi de praxe adotada em outros países, pois traz tranquilidade para o empreendedor ao gerar segurança em suas ações e decisões. 

Outro viés da assessoria preventiva é o foco em oportunidades de crescimento, com a análise de cada situação em busca do melhor caminho para a empresa, buscando a redução de custos, maior retorno e melhorias nos resultados. Assim, os empresários e os colaboradores poderão manter o foco nos fatores essenciais para a companhia, como produção, compra, venda e atendimento ao cliente.

O empresário que escolhe a advocacia preventiva tem possibilidades de estar à frente dos seus concorrentes, tendo em vista que suas ações serão orientadas, possibilitando uma melhor gestão, facilitando o crescimento da empresa.

Dessa forma, aquele velho ditado que diz “prevenir é melhor que remediar” está absolutamente certo. Cuidar do seu empreendimento, prevenindo-se de litígios, organizando suas políticas internas e agindo de forma proativa pode ser a chave para o sucesso e para o crescimento de uma empresa.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários