Encontrar a oferta mais vantajosa requer pesquisa de preços junto aos fornecedores. O Procon sempre orienta que o consumidor faça essa busca, pois muitas vezes a variação é grande. Muitas empresas de telefonia entram em contato por telefone ou presencialmente para oferecer pacotes, mas nem sempre são os mais vantajosos. Então, como saber qual contratar?

Para facilitar essa escolha, na última quinta-feira, 23, a Anatel lançou uma ferramenta oficial para comparar preços de planos de telefonia, internet e TVs por assinatura: o aplicativo Anatel comparador.

A nova plataforma é um aplicativo para smartphone, disponível para Android e IOS, que lista os valores dos planos de diversas operadoras e permite a comparação entre eles. Alguns aspectos importantes podem ser verificados, como pacote de dados, existência de fidelidade e quantidade de canais. No momento estão cadastradas cerca de 380 ofertas, sem incluir, a princípio, combos promocionais, que devem ser verificados diretamente com as operadoras.

No link a seguir você pode ver um vídeo explicativo sobre o funcionamento do app: https://youtu.be/i4b4kzcLPg4.

Outra ferramenta que vem facilitando a vida do consumidor é o aplicativo Menor Preço Brasil, que disponibiliza preços de lojas dos mais variados seguimentos da região, incluindo supermercados, lojas de departamento, farmácias, materiais de construção, combustíveis, entre outros. Foi desenvolvido pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul, mas abrange diversos Estados da Federação, sendo adotado oficialmente pela Secretaria de fazenda do Piauí. O Menor Preço Brasil é gratuito e está disponível para Android e IOS.

Caso você tenha algum problema com as empresas, o Procon está disponível para ajudá-lo, através de e-mail: [email protected], e pelos telefones: (86) 98162-8247, (86) 98190-7983, (86) 98195-5177 e (86) 98122-4746