Sexta, 14 de Agosto de 2020 22:37
(86) 99527 0737
Geral ENTENDA

Firmino recomenda cancelamento do Corso em 2021

A declaração foi dada nesta quarta-feira (29), durante a divulgação de pesquisa sorológica

29/07/2020 19h27 Atualizada há 2 semanas
Por: Redacao Fonte: R10
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, defende que o Corso 2021 seja cancelado por causa da pandemia do coronavírus. A declaração foi dada nesta quarta-feira (29), durante a divulgação dos dados da 15º etapa da pesquisa sorológica.

 “Os preparativos para o corso começam em novembro. É difícil imaginar que a gente vá ter condição de fazer no ano que vem sem que a gente tenha algum tipo de vacina ou sem que tenha debelado a doença até lá. Colocar 200 mil pessoas juntas num evento seria irresponsabilidade brutal, mas eu não posso falar muito isso porque ano que vem não vou ser prefeito de Teresina, então a competência para realizar será do próximo prefeito e cabe a ele decidir”, disse. 

A pesquisa

O novo levantamento revela uma queda de 30% no número de óbitos de residentes. Mas, segundo o prefeito da capital, apesar dos óbitos terem reduzido, a ocupação dos leitos de UTI ainda preocupa.

Segundo Firmino, o crescimento na ocupação de UTI ocorre devido a vinda de pacientes do interior para a capital pois, o modelo matemático revela que o pico no interior ocorre nesta última semana de julho. Com isso, mais pacientes estão em deslocamento para Teresina.

Ainda segundo o gestor, a taxa de transmissibilidade do vírus na capital está caindo. “Temos o r-zero de 0,62. Na pesquisa  passada foi de 0.66. São duas semanas seguidas abaixo de 1. Pode está flutuando abaixo de 1. É um bom indício de que a transmissibilidade é menor que 1”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias