Quarta, 12 de Agosto de 2020 17:43
(86) 99527 0737
Geral LOCKDOWN

Prefeitura de Timon decide não seguir Teresina em locdown no fim de semana

A Decisão saiu em uma reunião realizada pelo Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia

30/07/2020 14h17
Por: Redacao Fonte: Prefeitura de Timon
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Timon decidiu não acompanhar Teresina e afirmou que não fará lockdown nos próximos dois fins de semana. A vizinha maranhense estava adotando medidas semelhantes à capital piauiense, mas agora flexibiliza mais suas medidas em relação a pandemia.

A decisão saiu em uma reunião realizada pelo Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia nesta quarta-feira(29), que considerou levantamento criterioso da atual situação epidemiológica do município, em relação à pandemia da Covid-19. No entanto, a Ponte Metálica será fechada e as outras terão barreiras sanitárias.

De acordo com a Prefeitura, a decisão se baseia na taxa de transmissão do vírus (R0/Rt) que caiu para 0,74 na 30ª semana epidemiológica no município maranhense.

“Em casos assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda iniciar a flexibilização de atividades econômicas, quando o Rt fica abaixo de um. O estudo está sendo feito por profissionais contratados pela prefeitura para avaliar 12 semanas epidemiológicas”, argumenta a gestão municipal.

Eles também levaram em conta a quantidade de pessoas que está buscando os serviços de saúde nas UBSs. Com base em relatórios, o número de atendimento diário caiu de 600 para cerca de 350.

 “Podemos destacar ainda entre os fatores, a ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, que nesse momento está inferior a 50%." Reforça Jeferson Veras, secretário de planejamento.

Sobre o isolamento social, também se concluiu que a média em dias úteis da semana passada, era de 42%. Da última segunda-feira até o momento, o índice de redução registrado foi de apenas 1%.

 "Isso nos faz compreender que as pessoas que estavam saindo, ou permanecendo em casa, continuam seguindo a mesma rotina. As coisas estão estabilizando e isso é muito animador. O que não quer dizer que devemos relaxar nos cuidados", enfatiza Vitor Hugo, secretário de parcerias e investimentos.

O secretário de Administração, João Batista, destaca ainda que as taxas estão melhores que Teresina e afirma que o comércio precisa se manter funcionando, com as medidas adotadas.  

"Estamos com taxas favoráveis em relação à cidade de Teresina. E isso nos exige manter todos os cuidados de higienização, com medidas preventivas e protetivas já implantadas, inclusive com as atividades comerciais permitidas em funcionamento. Será um termômetro para sabermos de fato qual é o impacto real dessa reabertura comercial na pandemia”, explica João Batista.
 
Embora sem lockdown nesse fim de semana, o município de Timon irá adotar algumas medidas como, a realização a interdição da Ponte Metálica no sábado (01) e domingo (02), e barreiras sanitárias nas pontes que dão acesso à cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias