Quarta, 12 de Agosto de 2020 18:04
(86) 99527 0737
Geral REABERTURA

Ar-condicionado desligado e sem “cafézinho”: saiba como será nova rotina em lojas

Sindilojas divulgou um manual de reabertura do comércio

31/07/2020 13h26
Por: Redacao Fonte: OITOMEIA.COM
Foto:reprodução
Foto:reprodução

A cidade de Teresina começou sua caminhada de volta a normalidade. Ou ao que tem se chamado de “novo normal”. Os protocolos de quarentena permitiram a reabertura do comércio atacadista e varejista de itens não essenciais, como eletrodomésticos na segunda-feira (27/07) . A partir da próxima segunda (03), shoppings centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados e serviços imobiliários também poderão reabrir.

Esses locais ainda devem operar com uma série de restrições importantes para o combate a disseminação do coronavírus, como a redução de trabalhadores, distanciamento social, uso de máscara. De qualquer forma, empresas e autoridades públicas da capital já têm planos definidos para essa retomada. O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), por exemplo, divulgou nesta quinta-feira (30) um manual de reabertura do comércio.

Entre algumas medidas anunciadas para garantir um atendimento seguro, estão algumas restrições que mudam até mesmo a “cultura de compras” do piauiense. Um exemplo, é a proibição de que os estabelecimentos sirvam aos clientes água, cafés e outros alimentos que sejam consumidos no local de trabalho. Além disso, mesmo enfrentando temperaturas em chegam aos 40 graus, principalmente com a chegada do BR-O-BRO, as lojas devem permanecer com o sistema de ar-condicionado desligados e as portas dos estabelecimentos abertas. Se for imprescindível devem ligá-los, e que seja assegurada a circulação de ar e conservá-los sempre higienizados.

AS REGRAS DO “NOVO NORMAL”

Ao ir as compras o cliente também deve se deparar com algumas outras mudanças, que constam no manual do Sindlojas:

  • Uso de máscaras durante todo o horário de trabalho, sendo a mesma substituída a cada duas horas;
  • Aferição diária da temperatura de clientes e empregados;
  • As lojas que possuem sistema de ar-condicionado devem mantê-los desligados e as portas dos estabelecimentos abertas, mas se for imprescindível ligá-los que seja assegurada a circulação de ar e conservá-los sempre higienizados;
  • Os provadores devem ser higienizados após a utilização;
  • Higienização permanente de locais de contato e banheiros;
  • As (os) empregadas (os) que possuem cabelos grandes, devem mantê-los presos e se possível lavá-los diariamente;
  • As fardas devem ser vestidas somente no local de trabalho;
  • As roupas devem passar por um processo de vaporização após serem usadas. As mesmas só devem retornar para a vitrine após 24 horas;
  • Objetos de uso pessoal devem permanecer guardados durante o expediente, como os celulares, pois podem acumular fungos, bactérias e vírus;
  • Mesas de trabalho devem ficar limpas, retirando-se todos os adornos, papéis;
  • Cadeiras para clientes devem ser mantidas distantes umas da outras e das mesas em que estiver a pessoa que faz o atendimento;
  • Não servir água, cafés e outros alimentos que sejam consumidos no local de trabalho;

O NOVO ESSENCIAL: ÁLCOOL EM GEL, MÁSCARA E MEDIÇÃO DE TEMPERATURA

Entre outras medidas, que estão direcionadas aos donos do estabelecimentos, estão a disposição de álcool em gel na entrada das lojas e balcão para que os clientes façam a higienização frequente das mãos. O protocolo ainda recomenda que as máquinas de cartão sejam cobertas com plástico filme e higienizadas após uso de cada cliente, além da marcação do chão da loja para manter um distanciamento de 2 m entre uma pessoa e outra. Esses são alguns dos cuidados que devem ser praticados nos estabelecimentos”.

De acordo com o presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos, é necessário que todos possam seguir as orientações para que as atividades retornem com segurança.

“Em virtude da pandemia o comércio varejista sofreu um grande impacto econômico nos índices de vendas. Assim, a expectativa para os próximos meses é que com essa retomada possamos, mesmo que de forma lenta, recuperar de alguma forma a capacidade de vendas. Para isso, os lojistas estão cientes e adaptados a nova forma de atendimento e os empregados habilitados para atuar de forma segura em suas funções”, frisou o presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos. 

FIQUE ATENTO AOS HORÁRIOS

Com a retomada gradual, os estabelecimentos irão funcionar nesse primeiro momento em horários especiais. Com isso, as lojas do centro e bairros seguem de 09h às 15h, de segunda a quinta-feira, e as da zona leste das 14h às 20h, também de segunda a quinta-feira. A segunda fase de abertura do comércio, que inicia a partir de 03 de agosto, contempla o varejo de vestuário e calçados, juntamente com os shoppings da capital e o Shopping da Cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias