Segunda, 28 de Setembro de 2020 06:26
(86) 99527 0737
Artigo CONCURSOS

ESTILO BANCA: FGV

Analisaremos a banca FGV

15/09/2020 09h51
Por: Hildeana Rodrigues
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

 

No post de hoje, vamos dar destaque a uma banca tradicional ,instituição de ensino no Brasil. É conhecida por ser responsável por concursos relevantes que concentram grandes números de vagas nas esferas federal, municipal e estadual – Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 A FGV é responsável pela elaboração do Exame da Ordem (OAB) e vem ganhado bastante notoriedade na elaboração de provas voltadas para os tribunais. Ao contrário de outras bancas mais autênticas , essa banca possui vários estilos de provas diferentes que mudam conforme o órgão solicitante do concurso. No caderno de linguagens , a divisão democraticamente entre a pura gramática e questões de intepretação de texto se faz presente. Nessa lógica, os temas escolhidos em sua prova discursiva costumam aparecer com informações implícitas envolvidas em charges, tirinhas ou em qualquer outro tipo de texto não verbal, levando o candidato a uma interpretação mais profunda e complexa, aumentando o risco de se tangenciar ou fugir do tema.

Somado a isso, a presença de linguagens metafóricas é certa em seus enunciados , a fim de avaliar nos candidatos os conceitos de sentido denotativo e conotativo nos textos, uma vez que a falta desse conhecimento pode gerar problemas de sintaxe durante a expressividade no texto, ou seja, a banca organizadora exige que o candidato entenda o mínimo sobre referenciação textual. Logo, o melhor a se fazer é estar em contato com provas anteriores a fim de conhecer ao máximo como é sua atuação nos mais diferentes editais.

Outro ponto importante que merece ser destacado são os critérios de avaliação durante a correção do texto que se dividem em tema e estrutura, que diz respeito aos moldes da tipologia exigida ( normalmente o texto dissertativo argumentativo); articulação e argumentação, que visa medir o teor de persuasão e expressividade das ideias no texto e a correção gramatical e adequação vocabular que pontua os desvios gramaticais ao longo da produção de texto e ainda a escolha correta dos vocábulos conforme o contexto do tema discutido.

Embora a banca seja complexa na elaboração das suas provas, basta mapear provas de concursos anteriores e perceber todas as estratégias em seus enunciados e principalmente na forma como a FGV estabelece que os candidatos tenham um olhar diferenciado e atento ao conjunto da obra que se propõe.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Capricho de redação
Sobre Capricho de redação
Por Hildeana Rodrigues
Ele1 - Criar site de notícias