Sexta, 25 de Setembro de 2020 02:58
(86) 99527 0737
Artigo CONTADOR

Contadores: Profissionais essenciais e “invisíveis” durante a pandemia

Valorize seu contador.

15/09/2020 15h00
Por: Augusto Nascimento
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Diante da pandemia mundial em que estamos passando, surgiu um período delicado, intenso e cheio de desafios para as empresas e seus gestores. A suspensão de atividades não essenciais, alterações na jornada de trabalho e principalmente dificuldades com o fluxo de caixa tornaram-se problemas gigantes e diários para as empresas.

A gestão contábil, tributária e de recursos humanos em tempos de calamidade pública nunca foi tão importante para que a empresas consigam continuar com suas atividades. Medidas provisórias, legislações relacionadas ao funcionamento de atividades durante a pandemia, normatizações nas relações de trabalho dentre outras são publicadas diariamente. Prorrogação dos recolhimentos de impostos, normatização e flexibilização das atividades consideradas essenciais, concessões de créditos e isenções de impostos, dentre outras foram alguns dos desafios que os contadores tiveram que enfrentar em tempo hábil para cumprir a obrigações e entrega de declarações de seus clientes. O contador além de estar atento a todas as publicações, precisa estudar, interpretar de forma correta e orientar seus clientes de forma tempestiva para que os mesmos não sejam penalizados ou notificados pela ausência ou erro das informações prestadas.

Outras mudanças que se tornaram pautas de muitas discussões entre a classe e empresários foram a prorrogação do pagamento do Simples Nacional, possibilidade da mudança de regime de trabalho presencial para à distância, suspensão dos contratos de trabalho e antecipação de férias que trouxeram consigo diversas dúvidas.

Neste momento e com certeza posteriormente o profissional de contabilidade deve ser aliado ao empresário no desafio de retomada da normalidade. Em um momento de crise as demandas de trabalho aumentam, a busca por orientações e consultorias no ensejo de apoiar o seu cliente a atravessar esta fase também é crescente, então é hora de valorizar o profissional de contabilidade e tê-lo aliado para enfrentar a crise.

O profissional da área contábil mesmo que “invisível”, tem trabalhando em uma jornada intensa, muitas vezes mais de 12 horas por dia, tendo que viabilizar rapidamente um home office e atendimento on-line aos seus clientes, “atropelado” por leis, medidas provisórias, decretos, normativas e diversas legislações, tornando-se essencial para orientação dos empresários e na tentativa diária de reduzir os impactos da pandemia nos negócios.

Valorize seu contador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Contabilizando fatos
Sobre Contabilizando fatos
Augusto Nascimento em Contabilizando Fatos trará um ambiente de produção de conteúdos, notícias, curiosidades, dicas e um bate papo entre membros da classe contábil. A coluna destina-se ao público em geral, com ênfase aos empresários, profissionais e acadêmicos da área contábil.
Ele1 - Criar site de notícias