Sexta, 25 de Setembro de 2020 04:20
(86) 99527 0737
Eleições ELEIÇÃO

Em ano eleitoral atenção para as Políticas Públicas propostas pelos candidatos

Políticas públicas nas eleições

17/09/2020 07h09
Por: Camila Nery
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Em ano eleitoral atenção para as Políticas Públicas propostas pelos candidatos

Em ano de eleição municipal devemos redobrar os cuidados sobre os temas que são levantados pelos candidatos que buscam uma vaga nas prefeituras e nas assembleias.

Os temas mais recorrentes entre todos os candidatos apoiam-se na garantia dos seguintes direitos: saúde, educação, segurança, trabalho, redução da desigualdade social, dentre outros.

Por óbvio, tais direitos são de extrema relevância para a construção e manutenção da vida em sociedade, e devem ser sempre objeto de discussão, planejamento e implementação.

Nesse sentido, é fundamental a apresentação de ideias para criação e execução de políticas públicas, que devem ser coerentes, compatíveis com as aspirações populares, adequadas as reais necessidades da cidade, dos bairros, das comunidades, a fim de que possam garantir o acesso a todos aqueles direitos que caem muito bem nos discursos dos candidatos, e que são vitais para a população; saúde, educação, segurança, trabalho e reduzir as desigualdades sociais.

A professora, mestre e doutoranda pela UFPI, Catarina Nery da Cruz Monte, nos esclarece o papel das políticas públicas reforçando sua função para a promoção de direitos humanos fundamentais:

“Em termos amplos, políticas públicas podem ser entendidas como um ciclo de debates e práticas diversas, construindo e promovendo ações relacionadas ao conteúdo, sejam eles concretos ou simbólicos.

Constituem um mecanismo dinâmico de mediações sociais e institucionais, porém, nem sempre há compatibilidade entre as atividades desenvolvidas, as intervenções efetivamente realizadas e as vontades manifestadas. Um campo capaz de repercutir na sociedade, na economia e na política, pois, refletem o estágio em que governos dito democráticos traduzem seus propósitos e escolhas eleitorais, refletindo suas prioridades e os principais interesses de atuação.

Por outro lado, não se podem desconsiderar as omissões, que nos contextos de políticas públicas podem ser compreendidas como expressões do exercício do poder político, o “não fazer” também carrega expressões de poder e opressão. Políticas públicas efetivas, envolvem sobretudo distribuição e redistribuição de poder, participação popular, mediação e um mínimo de consenso.”

Assim, enquanto atores principais desse cenário eleitoral, devemos ficar atentos às propostas apresentadas, às políticas públicas idealizadas e ter em mente que elas devem sempre convergir para a proteção dos direitos dos cidadãos e para a construção e manutenção de uma sociedade fraterna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Direitos Humanos em debate
Sobre Direitos Humanos em debate
Advogada Camila Nery cria neste espaço um dialogo com a comunidade sobre direitos humanos fundamentais, com o propósito de ampliar o conhecimento para afastar discursos rasos e banais, construindo uma rede de saberes e valores.
Ele1 - Criar site de notícias