Revista Advogada
Evento

III Simpósio de Direito do Consumidor aborda temas importantes para a sociedade

Dr.Celso Barros ressaltou como o Direito do Consumidor surgiu.

04/10/2019 12h45Atualizado há 2 semanas
Por: Redacao

 

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (03), no auditório da OAB/PI o III Simpósio de Direito do Consumidor com importantes temáticas e palestrantes renomados. Na abertura do evento o presidente da OAB/PI, Dr.Celso Barros ressaltou como o Direito do Consumidor surgiu no momento em que se verificou a desigualdade na relação entre consumidor/fornecedor e como o mesmo serve como ferramenta importante na regulamentação das relações jurídicas oriundas da contratação em massa. Contratação essa que resultou nessa dita vulnerabilidade do consumidor perante o fornecedor numa relação de consumo. Portanto, é importante analisar a importância da proteção do consumidor nas relações de consumo.

O presidente da Comissão de Direito do Consumidor Dr. José Augusto Mendes destacou que é necessário compreender os conceitos básicos do Direito do Consumidor que, são eles, consumidor; fornecedor; produto e serviço, assim como os princípios básicos, diretrizes trazidas pelo nosso Código de Defesa do Consumidor, lei 8.078 de 11 de setembro de 1990 para a proteção do consumidor.

 

 A programação do dia 03/10 abordou diferentes temáticas e demandas que acabam sendo omissas para a sociedade. Dentre tais autores destacamos a palestra sobre A teoria do Desvio Produtivo do Consumidor, criada pelo advogado Marcos Dessaune, que defende que todo tempo desperdiçado pelo consumidor para a solução de problemas gerados por maus fornecedores constitui dano indenizável. O livro está na 2ª edição, revista e ampliada em 2017, e agora é intitulado Teoria ‘aprofundada’ do Desvio Produtivo do Consumidor.

 

 Umas das palestras mais aguardadas foi a do Dr. Renato Porto que analisou os primeiros passos do advogado e como conquistar a felicidade na sua profissão. A partir de uma análise sobre as conquistas profissionais e consequentemente a felicidade na sua área de trabalho, Dr. Renato Porto prendeu a atenção de estudantes, bacharéis e advogados que estavam presentes no auditório, com uma reflexão pertinente.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários