Sábado, 24 de Outubro de 2020 09:28
(86) 99527 0737
Geral VACINAÇÃO

Vacinação de cães e gatos acontece sábado nas zonas Sul e Sudeste; veja postos

Tutores devem ficar atentos para a vacinação de cães e gatos que acontece neste sábado (17) nas zonas Sul e Sudeste, das 8h às 17h. Ao todo serão 137 postos nas duas regiões de Teresina. acesse a lista de postos de vacinação

16/10/2020 09h57
Por: Lucyanna Kayla Fonte: Cidade verde
Foto: reprodução/ divulgação
Foto: reprodução/ divulgação

Tutores devem ficar atentos para a vacinação de cães e gatos que acontece neste sábado (17) nas zonas Sul e Sudeste, das 8h às 17h. Ao todo serão 137 postos nas duas regiões de Teresina. acesse a lista de postos de vacinação

Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), orienta levar os pets em horários menos quentes do dia. 

“Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”, enfatiza a gerente de Zoonoses, que pede ainda que os tutores respeitem os protocolos de prevenção contra a Covid-19. 

“É obrigatório o uso de máscaras, bem como o distanciamento nas filas de espera da vacinação”, disse.

Os tutores devem redobrar também os cuidados com o transporte dos animais, o uso de guias, correntes, caixas de transporte ou sacos de estopa ou nylon para os gatos. Além disso, ela orienta que eles sejam levados por pessoas que tenham condições físicas de contê-los, para prevenir acidentes entre animais e pessoas.

Serão disponibilizadas 67 mil doses de vacina encerrando a etapa na zona urbana que começou pelas zonas Norte e Leste quando foram vacinados 64.393 animais, atingindo 95,67% de cobertura. Nos dias 24 e 31 de outubro a campanha será realizada na zona rural da cidade.

A expectativa é que mais de 140 mil cães e gatos sejam imunizados ao fim da campanha em Teresina.

O último caso de raiva em humanos em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do sstado, cujo proprietário é residente de Teresina. 

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. 

A vacina animal é gratuita, considerada segura e constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias