Agora, um novo ano letivo se inicia e é o momento certo para criar uma rotina de estudos e ir atrás de seus objetivos acadêmicos.
Primeiro tenha em mente que você não precisa de uma rotina mirabolante, acordar ás 5 horas da manhã, ficar em jejum, ou estudar 8 horas seguidas, algumas pessoas gostam e fazem isso, porém, não é a realidade de todos. É necessário compreender que o seu cérebro precisa de constância, para assim estabelecer uma rotina. Há algumas coisas que você precisa ter em mente para estabelecer sua rotina de estudos:
Defina prioridades - A rotina é um fluxo de atividades que segue um padrão, mas deve obedecer prioridades. Portanto, defina suas prioridades, quais seus prazos, metas e objetivos. Anote seus prazos e trabalhe com eles.
Divida sua meta em pequenas partes - Primeiro, decida sua maior meta, por exemplo: ser aprovado(a) no período da faculdade, entregar seu TCC, ser aprovado(a) na Pós Graduação. Independente da sua meta, é aconselhável que ela seja dividida em pequenas etapas que possam ser concluídas. Caso você precise ler um livro, divida a quantidade de páginas que lerá por dia. Ou o que será estudado durante a semana.
Construa uma agenda semanal - Construa uma agenda semanal, e trabalhe com metas semanais, com a quantidade de textos que precisa ler, ou fichamentos há fazer. Assim será bem mais fácil alcançar seu objetivo. Tire um tempinho no domingo e coloque no papel suas obrigações da semana, assim fica mais fácil visualizá-las e realizá-las.
Defina tempos/períodos de estudos - Não é necessário horas a fio de estudos mas sim períodos programados, para que seu cérebro acostume-se com isso. Pode se fazer uso da técnica pomodoro, a qual define 25 minutos para uma atividade e um breve intervalo de 5 minutos e assim sucessivamente.
Tenha foco - Por fim, mas não menos importante, tenha foco, delimite o que você deseja estudar, e estude. Pois apenas ter uma agenda de estudos planejada não garante o aprendizado, você deve cumpri-la.