Diversos concursos públicos têm provas de redação. Com isso, a banca pode avaliar os conhecimentos do candidato sobre o tema, a desenvoltura na hora de argumentar, a capacidade de escrever respostas coerentes e mesmo a habilidade com a linguagem formal. Por isso, é fundamental estar preparado e saber como estudar redação para concursos.
Muitas vezes, a pontuação da escrita é uma das mais importantes na prova. Por isso, saber como elaborar uma boa redação para concursos pode ser o caminho para o sucesso.
Iremos fazer uma serie de dicas de como produzir textos para concursos que podem ajudá-lo a escrever redações coerentes, bem argumentadas e que vão agradar qualquer corretor. Neste primeiro texto abordaremos:
Muitas vezes, as pessoas decoram tudo o que podem sobre como estudar redação para concursos, aprendem todas as normas gramaticais e são profissionais no uso da linguagem formal. Isso soma pontos, mas não é o suficiente para escrever a redação ideal.
No fim das contas, sua produção textual é sobre um conteúdo – e você precisa saber sobre ele. O problema é que, quando há uma redação para concurso, quase nunca se sabe o tema até que a prova esteja em sua mesa.
O que fazer se você não souber nada sobre o tema em questão? Use os textos de apoio. Eles estão lá para embasar seus argumentos e mostrar um ponto de vista, seja ele qual for.
Falando nisso, lembre-se de que você não é obrigado a dar sua opinião em qualquer circunstância: em questões argumentativas, o melhor a fazer é escolher o ponto de vista em que você consegue articular melhor seus argumentos no texto.
Essa foi a primeira dica! Fique por dentro e não perca as próximas dicas!
Fonte: Estuda aqui