Sexta, 23 de Abril de 2021 14:05
(86) 99527 0737
Brasil PROVA DE VIDA

Prova de Vida de Aposentados e Pensionistas do INSS é prorrogada até maio

Prova de vida suspensa. INSS adia retorno da obrigatoriedade com NOVA data

27/02/2021 12h03
Por: Raylena Alencar
Foto:reprodução
Foto:reprodução

No dia 23 de fevereiro de 2021, o prazo para realização da prova de vida para os Aposentados e Pensionistas que residem no Brasil ou no exterior foi prorrogada até maio.

Aqueles que desejam fazer a validação da prova de vida, esta pode ser feita normalmente pelos bancos.

O Governo divulgou ainda, a ampliação da prova de vida digital, que ocorre via biometria facial. Na primeira fase da implantação houve a participação de 500.000 beneficiários e agora serão mais de 5,3 milhões de segurados, devendo o procedimento ser feito pelo aplicativo meu - gov.br.

Para que serve a prova de vida?

Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, é preciso fazer a comprovação de vida. Trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.

Em regra, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020 o procedimento encontra-se suspenso.

A prorrogação foi definida pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim e o anúncio foi feito pelo canal da secretaria no YouTube do Ministério do Trabalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias