Sábado, 06 de Junho de 2020 05:31
(86) 99527 0737
Geral SOLIDARIEDADE

Projeto NUJOC Solidariedade (UFPI) disponibiliza atendimento psicológico gratuito e outros tipos de ajuda

Solidariedade em tempos de Covid-19

31/03/2020 10h58 Atualizada há 2 meses
Por: Beatriz Ribas
Reprodução: NUJOC
Reprodução: NUJOC

Boas iniciativas devem ser compartilhadas!

O grupo de Jornalismo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), composto por docentes, alunos e egressos dos cursos de Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal Piauí, desenvolveu o projeto “NUJOC Solidariedade”.

O projeto consiste em disponibilizar atendimento psicológico virtual e gratuito para pessoas que estiverem precisando deste suporte. A medida resulta de um trabalho conjunto entre o NUJOC e profissionais da área de saúde mental, em decorrência da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o isolamento social.

O isolamento é indicado como uma medida de contenção do número de pessoas afetas pelo COVID-19. Além disso, permite a implementação de ações estratégicas para a organização do sistema de saúde. Contudo, o afastamento social pode trazer implicações para o bem-estar dos indivíduos, interferindo, inclusive, na ordem psíquica. Diante deste cenário, o atendimento e acompanhamento psicológico pode ajudar pessoas que se veem em situações complicadas e difíceis.

Segundo informações obtidas pelo site do NUJOC, “O atendimento busca promover um bem-estar, aliviar o sofrimento, confortar, tecer novos sentidos e aumentar as competências pessoais em relação ao isolamento social. Aqui disponibilizamos diversos contatos de psicólogos e de rede de profissionais de saúde mental que poderão auxiliar”.

Além deste serviço, o projeto também tem outros objetivos, dentre eles: mediar o contato entre pessoas que necessitam de ajuda e pessoas que podem oferecer ajuda. Algumas questões são priorizadas, tais como: materiais de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis, medicamentos, materiais de proteção para profissionais de saúde e ajuda para fazer compras.

Ana Karolina, estudante de Comunicação da UFPI e integrante do grupo de pesquisa NUJOC, afirmou que esta é “uma forma de ajudar nesse momento aos que mais precisam. Trazer esperança, solidariedade, levar ajuda para quem necessita e mostrar que juntos somos mais fortes e vamos vencer”.

 

Para obter mais informações, o site do projeto é: www.nujocsolidariedade.site.

Conheça também o instagram do projeto: https://www.instagram.com/nujoc.solidariedade/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Universo Acadêmico
Sobre o Universo Acadêmico
Beatriz Ribas em A coluna “Universo Acadêmico” cria um espaço para a promoção de bate-papo com professores, pesquisadores e alunos. Destina-se à abordagem de temas relevantes, dicas de leituras, divulgação de chamadas para artigos, eventos, cursos, dentre outros.
Ele1 - Criar site de notícias